A nova legislação foi revelada na última quinta-feira (9) por Rachel Maclean, Ministra dos Transportes da Inglaterra, e faz parte do planejamento do governo Boris Johnson para aumentar drasticamente o número de pontos de plug-in que precisam ser instalados mensalmente.
“Publicaremos nossa resposta de consulta sobre a exigência de que todos os novos edifícios residenciais e não-residenciais tenham um ponto de carregamento e pretendemos estabelecer legislação ainda este ano”, avisou Maclean. “Também confirmamos nossa intenção de exigir que os carregadores de veículos elétricos domésticos e no local de trabalho sejam capazes de carregar de forma inteligente”, completou.
A nova legislação foi revelada na última quinta-feira (9) por Rachel Maclean, Ministra dos Transportes da Inglaterra, e faz parte do planejamento do governo Boris Johnson para aumentar drasticamente o número de pontos de plug-in que precisam ser instalados mensalmente.
“Publicaremos nossa resposta de consulta sobre a exigência de que todos os novos edifícios residenciais e não-residenciais tenham um ponto de carregamento e pretendemos estabelecer legislação ainda este ano”, avisou Maclean. “Também confirmamos nossa intenção de exigir que os carregadores de veículos elétricos domésticos e no local de trabalho sejam capazes de carregar de forma inteligente”, completou.
O "carregamento inteligente” significa que uma rede de dados será usada para que os motoristas saibam a hora ideal de carregar o carro e, com isso, não sobrecarreguem a rede. A ideia do governo é ter 700 novos pontos por dia, mas, segundo os dados mais recentes, atualmente cerca de 500 estão sendo instalados por mês.
Investimento pesado

Para melhorar esse número, o governo britânico anunciou um investimento de 1,3 bilhão de libras esterlinas (R$ 9,4 bilhões) para ampliação desses pontos. Os estudos divulgados recentemente no país apontaram que a rede de pontos elétricos no Reino Unido precisará ser expandida em pelo menos 20 vezes para atender à demanda futura.
Até o início de julho deste ano, existiam no país 24.374 carregadores para veículos elétricos, segundo o departamento de transporte britânico. Para aumentar drasticamente o número e, com isso, motivar a população a adotar os carros elétricos (o que, em breve, será praticamente obrigatório, já que não serão vendidos veículos à combustão), foram emitidos subsídios de 350 libras esterlinas (R$ 2,5 mil) para a instalação de 200 mil pontos em residências e escritórios.
Além de incentivar (e, em breve, obrigar) casas e escritórios a adotarem uma estação de carregamento veicular, o governo também pretende expandir o número de pontos em ruas, avenidas e pátios específicos. Em dezembro, por exemplo, uma estação com 36 pontos de carregamento foi inaugurada em Braintree, Essex. O local conta ainda com Correio, um ginásio e uma área de bem-estar para os visitantes praticarem ioga enquanto seus EVs carregam. A ideia é ter outros 100 similares espalhados pela Inglaterra nos próximos 5 anos.


A cidade de Coventry, por sua vez, está trabalhando para desenvolver um sistema de carregamento sem fio, para que os carros elétricos possam completar a bateria enquanto se locomovem. A tecnologia, chamada Scalextric, ou DWC (Carregamento sem fio Dinâmico) é um projeto da DynaCov, estimado em 419 mil libras esterlinas (aproximadamente R$ 3 milhões), e apoiado pela Câmara Municipal de Coventry, Toyota, National Express.
A ideia consiste, basicamente, em embutir bobinas sob o asfalto em certos trechos de ruas e estradas da cidade. Como elas seriam elétricas, e conectadas a uma fonte de energia, transmitiriam essa eletricidade a um receptor instalado nas rodas dos veículos, que a levaria para a bateria. Caso o conceito se torne viável, se tornará mais uma opção para ajudar na adoção maciça da população da Inglaterra aos carros elétricos.
Fonte: Daily Mail