O foco do Microsoft Start está no conteúdo de qualidade e personalizado oferecido aos usuários de Windows. Assim como os serviços já existentes, o Start contará com publicações de mais de 1.000 veículos e, com aprendizado de máquina e inteligência artificial, apresentará notícias e matérias baseado em interesses, ao mesmo tempo que uma equipe humana será responsável por parte da moderação do feed.

Na plataforma, os visitantes terão acesso às manchetes mais relevantes do momento, encontrarão um feed com notícias relacionadas aos seus hábitos de navegação e outros assuntos relevantes, como previsão do tempo, esportes e entretenimento. Qualquer um poderá acessar a plataforma a partir do site MicrosoftStart.com, mas ela também estará disponível na página "nova guia" do Microsoft Edge ou no app disponível para Android e iOS.
As mudanças na central de notícias já estão a caminho dos usuários, mas alguns ajustes ainda estão pendentes e devem chegar com o tempo. Na prática, não há nada que o Microsoft Start faça que seja significativamente diferente do Microsoft News ou MSN, portanto funciona como uma renovação na marca para atrair novos usuários.

A aparência do Microsoft Start no Windows 11 ainda não foi revelada, mas esse suspense não deve durar muito, já que o Windows 11 tem lançamento marcado para 5 de outubro deste ano.