Só nos oito primeiros meses de 2021, foram 324 empresas de inovação que atingiram este patamar. Em 2020 inteiro, foram 115, ou seja, menos da metade da quantidade desta temporada. E a diferença pode ficar ainda maior com os unicórnios que devem vir nos próximos quatro meses, o que mostra como 2021 foi pródigo para as startups.
Só no Brasil foram 21 unicórnios, sendo a Nuvemshop o nome mais recente. No entanto, nota-se a falta de alguns brasileiros na CB Insights, como Vtex e Pagseguro, o que indica que a lista esteja incompleta e pode ser ainda maior.
Como está ficando "fácil" ser unicórnio, já tem gente mirando no teto dos decacórnios, que são empresas com valor de mercado acima de US$ 10 bilhões (R$ 51,7 bilhões). Já são pelo menos 38 companhias nesse status, com nomes que vão da chinesa Bytedance, criadora do TikTok (US$ 140 bilhões!) à SpaceX (US$ 74 bilhões), Epic Games (US$ 28,7 bilhões) e a brasileira Nubank (US$ 30 bilhões).
Nos últimos meses, o Brasil viu algumas startups chegarem na casa do bilhão de dólares, como MadeiraMadeira (e-commerce de artigos do lar), Hotmart (edtech) e Unico (biometria e documentos).